Grupo Minuano
faz história
há mais de 45 anos

Grupo Minuano

Herbet Oscar Enzweiler, da primeira geração de familiares na empresa, fundou, em 1972, a Indústria de Peles Minuano em Lindolfo Collor (RS).

Após empregar diversos homens da cidade para essa atividade e começar a trilhar um caminho de sucesso na exportação de tapetes de couro bovino, Herbert se preocupou com a mão de obra feminina de Lindolfo Collor, e fundou em 1980, a Calçados Malu. Um sonho para ele, que começou a produzir para o mercado nacional, logo tendo a sua primeira exportação, de 1800 pares, para a Austrália.

O visionário empreendedor faleceu em 1984, deixando o seu legado aos filhos, que continuam expandindo os negócios e áreas de atuação, fundando em 2005 a Estofados Minuano.

Atualmente o Grupo Minuano, é dirigido pelos irmãos Paulo, Renato e Roberto Enzweiler e está entre os 10 maiores curtumes do Brasil, sendo líder nacional no segmento de sofás em couro, maior produtor mundial de tapetes em couro com pelo e referência de qualidade internacional na fabricação de calçados. A terceira geração da família já está no negócio trazendo inovação e buscando perpetuar o legado já construído pelos seus antecessores.

A Peles Minuano atua na produção de couro para estofamento, automotivo, móveis, tapetes manufaturado e natural, além do couro para calçados. Em diversos segmentos, a empresa comercializa tanto no mercado interno quanto no externo. No setor calçadista, o Grupo conta com a Calçados Malu, empresa que atua no mercado interno e externo com duas marcas próprias e na produção de marcas renomadas do setor. Com tradição em produzir calçados de qualidade e tecnologias inovadoras para clientes da Europa e Estados Unidos, e com o know how acumulado em 37 anos, a empresa investe cada vez mais nas suas marcas Malu e Território Nacional. Além da sede administrativa no Rio Grande do Sul, a Calçados Malu também possui unidades produtivas em Alagoinhas (BA) e Crissiumal (RS). As marcas próprias são distribuídas em todo o Brasil e também para a América Latina, América do Norte e Ásia.

Sempre em busca de novos mercados, a Calçados Malu iniciou em 2005 a sua operação na produção de componentes para calçados, injetando PU para terceiros.

Já a divisão do Grupo Estofados, que atua no setor moveleiro, produz estofados e artigos em couro, que comercializa em todo o território brasileiro e em uma dezena de países no exterior. A empresa trabalha uma gama variada de estofados e tapetes com as marcas Salvatore e Minuano Estofados. Ao longo dos anos, com muita pesquisa em desenvolvimento dentro e fora do Brasil, a Minuano vem se reinventando para trazer sempre inovação para o mercado, seja através do design inovador ou das novas tecnologias. Desta maneira atinge um crescimento constante e sustentável.